O corretor também é público da campanha

Em um lançamento imobiliário, não basta convencer o comprador. Quem está na frente dele também precisa conhecer, confiar e saber traduzir o produto.

Quando falamos em marketing imobiliário, quase toda a estratégia é construída olhando para o comprador.
Quem ele é. O que procura. Qual mensagem chama sua atenção. Em qual canal está. O que pode fazê-lo visitar um stand ou considerar um empreendimento.
Tudo isso é fundamental.
Mas existe outro público que, em muitos lançamentos, participa diretamente da decisão de compra e ainda recebe muito menos atenção da estratégia: o corretor.
E quanto mais dependente de um canal pulverizado de vendas é o empreendimento, mais importante essa questão se torna.
O corretor não é apenas alguém que recebe a campanha pronta para vender.
Ele também precisa ser conquistado por ela.
Antes de apresentar o produto, ele precisa acreditar nele
Existe uma diferença importante entre conhecer um empreendimento e ter repertório para apresentá-lo.
Uma ficha técnica pode informar metragem, vagas, áreas de lazer e diferenciais. Mas isso não significa que quem recebeu aquele material saiba explicar por que essas características importam para determinado comprador.
É aí que treinamento, experiência e proximidade começam a fazer diferença.
Quem está diante do cliente precisa entender não apenas o que o produto tem, mas o que torna aquele produto diferente, para quem ele faz sentido e quais argumentos sustentam essa leitura.
Quando esse conhecimento chega pela metade, a apresentação também chega pela metade.
E isso acontece com frequência.
A incorporadora explica para uma liderança. A liderança explica para um gestor. O gestor repassa para os corretores. Um corretor explica para outro que chegou depois.
A cada passagem, alguma informação pode desaparecer, ser simplificada ou ganhar uma nova interpretação.
Por isso, fortalecer o canal de vendas não significa apenas distribuir um book melhor.
Significa diminuir a distância entre quem desenvolveu o produto e quem vai apresentá-lo.
Um meeting cheio não significa, necessariamente, um canal engajado
Essa reflexão voltou para mim recentemente enquanto discutíamos uma ativação para corretores.
A pergunta inicial poderia ser simples: como levar mais pessoas ao evento?
Mas, conforme a conversa avançava, percebi que a questão mais interessante era outra:
o que queremos que esse corretor faça, saiba e lembre depois de sair dali?
Essa mudança de pergunta altera toda a construção da ação.
O evento deixa de ser apenas recepção, coffee, apresentação e brinde.
Pode se transformar em uma sequência.
O corretor conhece o espaço. Experimenta o produto. Identifica um diferencial. Interage com a marca. Produz conteúdo. Compartilha sua percepção. Continua acompanhando o empreendimento depois do encontro.
Até mesmo uma mecânica promocional pode ter outra função quando está conectada ao produto.
Em vez de simplesmente pedir uma publicação para participar de um sorteio, por exemplo, é possível estimular o corretor a identificar e comentar um diferencial que realmente chamou sua atenção.
Parece uma diferença pequena.
Não é.
Na primeira situação, ele fala sobre o prêmio.
Na segunda, precisa olhar para o produto.
A experiência física também comunica para quem vende
Stand, maquete e decorado costumam ser tratados como estruturas direcionadas ao comprador.
Mas eles também têm impacto sobre o canal comercial.
Quando um corretor entra em um espaço bem apresentado, vê movimento, encontra uma equipe preparada e consegue compreender rapidamente o empreendimento, ele passa a ter outra referência para aquela venda.
A maquete, por exemplo, não serve apenas para impressionar.
Ela dá autonomia.
Enquanto apresenta implantação, torre, acessos e áreas comuns, o corretor consegue conversar com o cliente, entender sua composição familiar, descobrir prioridades e amadurecer a conversa antes mesmo de chegar à mesa comercial.
É uma ferramenta de venda, mas também de repertório.
O mesmo acontece com uma ativação cheia.
Para o comprador, aquilo pode representar movimento.
Para o corretor, pode representar confiança de que existe mercado para aquele produto.
Esse efeito quase nunca aparece no relatório de mídia.
Mas aparece no atendimento.
Foi algo que aprendemos também no Park View
No Park View, treinamento e integração com a operação comercial fizeram parte da estratégia desde o pré-lançamento. O projeto chegou a 120 contratos em 30 dias.
Seria simplista atribuir esse resultado a uma única ação.
Não foi apenas campanha. Não foi apenas evento. Não foi apenas corretor. Não foi apenas mídia.
Foi a combinação.
E talvez esse seja um dos aprendizados mais importantes de um lançamento imobiliário: o resultado acontece nas conexões entre as partes.
Uma campanha pode gerar atenção.
Mas alguém precisa transformar essa atenção em conversa.
A comunicação pode construir desejo.
Mas alguém precisa saber sustentar esse desejo quando chegam as perguntas.
O marketing pode levar o cliente até o stand.
Mas a experiência que ele encontra depois precisa continuar a mesma narrativa.Seria simplista atribuir esse resultado a uma única ação.
Não foi apenas campanha. Não foi apenas evento. Não foi apenas corretor. Não foi apenas mídia.
Foi a combinação.
E talvez esse seja um dos aprendizados mais importantes de um lançamento imobiliário: o resultado acontece nas conexões entre as partes.
Uma campanha pode gerar atenção.
Mas alguém precisa transformar essa atenção em conversa.
A comunicação pode construir desejo.
Mas alguém precisa saber sustentar esse desejo quando chegam as perguntas.
O marketing pode levar o cliente até o stand.
Mas a experiência que ele encontra depois precisa continuar a mesma narrativa.
O canal de vendas também precisa de estratégia de comunicação
Por isso, quando olho para um lançamento hoje, não penso apenas em comunicação para o comprador.
Penso também em como o produto vai chegar a quem vende.
Que informação o corretor receberá primeiro?
Ele conseguirá explicar os diferenciais?
Vai encontrar material atualizado quando precisar?
Terá contato com o empreendimento antes de apresentá-lo?
Existe alguma razão para continuar acompanhando a marca depois do meeting?
A campanha facilita o trabalho dele ou apenas coloca mais um produto na sua carteira?
Essas perguntas parecem comerciais.
Mas também são perguntas de marketing.
Porque, em mercados em que dezenas ou centenas de profissionais podem apresentar o mesmo empreendimento, a forma como o corretor percebe o produto influencia a forma como o produto chega ao cliente.
E isso muda tudo.
O último metro da campanha
Existe muito investimento para fazer uma marca chegar até uma pessoa.
Mídia. Conteúdo. Vídeo. Evento. Landing page. CRM. Material. Stand.
Mas boa parte desse investimento pode perder força justamente no último metro: a conversa entre quem vende e quem compra.
É por isso que eu tenho olhado cada vez menos para o corretor como a etapa final de uma estratégia.
Ele é parte dela.
Se esperamos que ele represente o produto diante do cliente, precisamos primeiro fazer com que o produto chegue inteiro até ele.
E talvez seja essa a pergunta que deveria entrar mais cedo nas reuniões de lançamento:
não apenas como vamos conquistar o comprador, mas como vamos conquistar quem vai apresentar esse produto a ele?



Comentários